Sexta-feira, 19 de Agosto de 2005

- Vai Portugal recuperar Olivença?





Vai Portugal recuperar Olivença?




A resolução do litígio fronteiriço de Olivença está na ordem do dia. O empenho das autoridades espanholas no sentido da recuperação do rochedo de Gibraltar pode levar a curto prazo também a uma solução global dos problemas por resolver de Ceuta, Melilla e Olivença. Após duzentos anos de ocupação ilegal por parte de Espanha, o território português de Olivença pode finalmente regressar à soberania portuguesa, sobretudo se as nossas autoridades souberem aproveitar a conjuntura em que tem vindo a decorrer as negociações entre a Espanha e o Reino Unido. Assim sendo, as duas nações ibéricas poderão vir a conseguir uma solução diplomática e civilizada para aquela parcela de território português situada na margem esquerda do rio Guadiana. A construção em curso da nova ponte sobre o rio Guadiana que passará a ligar Elvas ao concelho de Olivença cujos custos são inteiramente suportados pelo Estado português poderá representar um sinal de boa vontade por parte do país vizinho e um sintoma evidente de que a resolução do problema pode estar para breve. Refira-se aliás que, pelos tratados de Viena e de Cádis, a própria Espanha reconhecia os direitos portugueses sobre aquele território e comprometia-se na sua restituição, compromissos que até ao momento ainda não foram honrados.



Como é natural, o retorno de Olivença à Mãe Pátria colocará alguns problemas que deverão ser resolvidos da forma mais adequada como sucederá em relação aos direitos cívicos daqueles que, não possuindo origens portuguesas, ali nasceram ou passaram a residir, contribuindo para o bem-estar e o progresso daquela localidade. Mas, tratando-se de um território cuja população originária tem ao longo de dois séculos de ocupação sido sistematicamente sujeita a um processo de aculturação que passou nomeadamente pela proibição do ensino da Língua Portuguesa em todos os actos sociais e religiosos, a situação exige que se proceda a um trabalho de reintegração cultural e social de Olivença e das suas gentes, levando-as a reencontrar as suas verdadeiras raízes históricas.



Com mais de quinhentos anos de existência, a Santa Casa da Misericórdia de Olivença é uma instituição portuguesa de solidariedade social que integra a União das Misericórdias Portuguesas. Este constitui um exemplo paradigmático da forma como deveria desde já ser implementado o processo de reintegração do concelho de Olivença, devendo as instituições oliventinas merecer o apoio e a solidariedade das mais representativas da nossa sociedade nos mais variados domínios, nomeadamente ao nível das autarquias locais, do desporto, do folclore e das regiões de turismo. A retrocessão de Olivença a favor de Portugal é um direito que pode vir a tornar-se uma realidade mais cedo do que eventualmente se possa pensar. Importa, pois, que a sua reintegração se concretize da melhor forma, sem sobressaltos que venham a ameaçar a estabilidade social das respectivas populações.



À semelhança de qualquer outra região portuguesa, o concelho de Olivença possui naturalmente a sua organização municipal, o seu departamento de turismo, a sua hierarquia eclesiástica, as suas colectividades desportivas e recreativas, os seus grupos folclóricos caracteristicamente alentejanos, a sua Misericórdia e muitas outras entidades. Os municípios portugueses, as chamadas "regiões de turismo", as colectividades, os grupos folclóricos e, sobretudo, as entidades que representam estas instituições têm o direito e o dever de ajudar os nossos compatriotas de Olivença a recuperar a nacionalidade perdida. Pese embora a colonização a que se encontram sujeitos, os oliventinos são tão portugueses como os demais!



Olivença é uma terra portuguesa desde que D. Dinis, Rei de Portugal, e D. Fernando IV de Castela, celebraram o tratado de Alcanizes, já lá vão mais de setecentos anos. Situado em pleno Alto Alentejo, na margem esquerda do rio Guadiana, a escassa distância da cidade de Elvas, o território de Olivença inclui, além da cidade propriamente dita, mais sete povoações - S. Francisco, S. Rafael, Vila Real, S. Domingos de Gusmão, S. Bento da Contenda, S. Jorge de Alor e Talega - esta última mais recentemente elevada à categoria de município.



Os direitos históricos de Portugal sobre Olivença são indiscutíveis e inalienáveis, razão pela qual o Estado português nunca reconheceu a soberania espanhola sobre aquele território. Aliás, por esse motivo, nunca ficou definida a fronteira entre os dois países naquela região, faltando inclusive colocar 100 marcos na delimitação fronteiriça entre os dois estados ibéricos. Olivença é, portanto, uma questão nacional que respeita a todos os portugueses, razão pela qual todos deveremos manifestar o nosso desagrado pela situação de cativeiro em que se encontra aquela parcela sagrada do solo português, de uma forma tão veemente como ainda recentemente fizemos em relação às atrocidades a que estava a ser vítima o povo mártir de Timor.



Os oliventinos têm o direito de serem livres e portugueses - nós temos o dever de ajudar Olivença a recuperar a nacionalidade perdida, regressando à Pátria a que pertence: Portugal!


CARLOS GOMES



Olivença é Portuguesa editou às 16:48

link do post | comentar | favorito
|
10 comentários:
De Anónimo a 4 de Setembro de 2005 às 17:38
Restringir é uma coisa, porém aprovar quem entra é outra totalmente diferente, Quanto a fazer comentários depreciativos sobre quem o criou não estou a ver onde... 1º mal conhecia a pessoa, logo não me sinto no direito de o desvalorizar e se mantenho o grupo vivo é em respeito a ele, pois se reparar desde que ele abandonou o grupo NINGUÉM fez um sequer comentário.Olivença é Portuguesa
(http://nenhum)
(mailto:MR@sapo.pt)
De Anónimo a 4 de Setembro de 2005 às 00:26
PARABÉNS PELA HONRA DE TER RECEBIDO O QUE É AGORA O SEU NOVO SITE SOBRE OLIVENÇA [http://groups.msn.com/OLIVENCA]! (http://groups.msn.com/OLIVENCA]!)
PORÉM,AO RESTRINGIR O ACESSO AO SITE E FAZER POR AÍ COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS SOBRE QUEM CRIOU O SITE,NÃO ESTÁ A HONRAR A PESSOA QUE O CRIOU,QUE CONFIOU EM SI,NEM A RESPEITAR OS SEUS NOBRES OBJECTIVOS!
PATRIOTA
(http://www.olivenca.org)
(mailto:olivenca@olivenca.org)
De Anónimo a 2 de Setembro de 2005 às 15:19
Ninguém no seu perfeito juízo quer ser dirigido por políticos corruptos e canalhas.
Façam um referendo por lá e verão o resultado.
ninguem quer andar de cavalo para burro.joão
(http://ecurioso.blogs.sapo.pt/)
(mailto:jocaco@mail.pt)
De Anónimo a 1 de Setembro de 2005 às 20:57
Olá, antes de mais obrigado. Tinha dado apenas a autorização dos utilizadores registados, oups ..., o erro está corrigido, peço imensas desculpas.

Viva Olivença e viva Portugal !

Saudações Oliventinas.Doctor Z
(http://olivenca.blogspot.com/)
(mailto:doctor.z@free.fr)
De Anónimo a 27 de Agosto de 2005 às 13:55
Olá amigo Doctor Z,
O link para seu blog sempre esteve no meu e assim se manterá, inclusivé ele se encontra também no outro Blog: http://jornaldeolivenca.blogs.sapo.pt/ (http://jornaldeolivenca.blogs.sapo.pt/) Aproveito a para dizer ao amigo que não consigo comentar no seu blog, se for de seu interesse por favor verifique o que se passa, um abraço. UNIDOS POR OLIVENÇA.Olivença é portuguesa
(http://porolivenca.blogs.sapo.pt/)
(mailto:x04658032000@yahoo.com.br)
De Anónimo a 26 de Agosto de 2005 às 22:39
Olá a todos. Caro amigo de blog, fui notícia do seu blog há umas semanas, mas curiosamente a ligação em relação ao meu site desapareceu ... Obrigado de tornar a activar a ligação para : http://olivenca.blogspot.com

Obrigado, até breve, VIVA OLIVENÇA E VIVA PORTUGAL !

Doctor ZDoctor Z
(http://olivenca.blogspot.com)
(mailto:doctor.z@free.fr)
De Anónimo a 23 de Agosto de 2005 às 23:49
OLIVENÇA É PORTUGUESA!ABAIXO A COBARDIA DOS POLÍTICOS PORTUGUESES!A PROPÓSITO,VEJAM MAIS UM SITE SOBRE OLIVENÇA QUE ACABEI DE DESCOBRIR.O URL É http://groups.msn.com/olivencaLUSITANO
(http://groups.msn.com/OLIVENCA)
(mailto:olivenca@groups.msn.com)
De Anónimo a 23 de Agosto de 2005 às 23:44
OLIVENÇA É PORTUGUESA! ABAIXO A COBARDIA DOS POLÍTICOS PORTUGUESES!
A PROPÓSITO,VEJAM MAIS UM SITE SOBRE OLIVENÇA QUE ACABEI DE DESCOBRIR.O URL É http://grups.msn.com/olivenca (http://grups.msn.com/olivenca)LUSITANO
(http://groups.msn.com/olivenca)
(mailto:olivenca@groups.msn.com)
De Anónimo a 21 de Agosto de 2005 às 12:33
Eu penso que os habitantes de Olivença nascidos sob o domínio de administrações espanholas, descendentes ou não de portugueses, se consideram espanhóis . Eles podem escolher a nacionalidade que quiserem mas não podem reivindicar para a Espanha um pedaço de Portugal, só porque nas escolas não lhes foi dito que a Espanha se apoderou ilegalmente de Olivença que é portuguesa. Numa situação dessas não é legal uma consulta popular porque os habitantes votariam segundo seus interesses em detrimento dos fatos históricos e da justiça.
95% dos habitantes de qualquer País são pacíficos e acomodados. Os restantes 5% é que determinam, dominam e mudam as tendências . Os oliventinos podem optar pela nacionalidade espanhola se quiserem mas tem que avisados de que residem em Portugal em situação irregular. Também devem saber que os impostos que pagam ao fisco espanhol vão ser contabilizados como divida de Espanha a Portugal. Sr fulano de beltrano . O sr esta com os 95% dos pacíficos e acomodados que não mudam nada; as mudanças estão com os 5% que movimentam tudo e comandam os pacíficos e acomodados. O Seu comentário é ajuda aos espanhóis . É melhor o sr ficar quieto ou então entre no gruo dos 5% que decidem.
bernardolopes@superig.com.br
Bernardo lopes da Rocha
(http://http;//lopesdarocha)
(mailto:bernardolopes @superig.com.br)
De Anónimo a 21 de Agosto de 2005 às 07:50
Não contesto nada, mas se fôsse feito um referendo na zona, onde só pudessem votar os habitantes de comprovada origem portuguesa, qual seria o resultado? Palpita-me qualquer coisa que guardo para mim.Fulano DE Beltrano
</a>
(mailto:pxaauvlioer@yahoo.com)

Comentar post

Defendendo Olivença

Em defesa do português Oliventino

Olivença back to Portugal

pesquisar

 

Grupos por Olivença


Grupo Yahoo Olivença

Grupo Olivença é portuguesa (MSN)

Blogs por Olivença


Jornal de Olivença

Olivença é Portugal

Solidários a Olivença


Sonho Alentejano

EU acredito em Portugal

Viver Livremente

Beja

Um bolíndri na tarrafa

Sites por Olivença


Grupo dos Amigos de Olivença    

Olivença,Olivenza    

Zolmer Xu Homepage    

PORTUGAL LIVRE

Foruns por Olivença


Forum Olivença     

Forum Defesa

Sobre Olivença

Para quando ???

Novo Fórum

Humor, ou algo mais?

TGV, Espanha e Olivença

Além Guadiana cultura por...

XXIV Cimeira Luso-Espanho...

Oliventinos querem estuda...

Uma colónia na Península ...

Verdegaio Brejeiro

Olivença no " The Telegra...

Olivença mensal

Abril 2010

Dezembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Janeiro 2009

Agosto 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Outubro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Dezembro 2006

Outubro 2006

Agosto 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Estou no...








Estou no Blog.com.pt

E você, blogaqui?

:: Portal dos Sites :: Clique Aqui ::
blogs SAPO

subscrever feeds

tags

todas as tags